Mais um serviço que pretende facilitar a emissão de diversos tipos de certidões

Extraído de Recivil


Moradores do Rio de Janeiro contam com emissão de certidões de várias espécies em um único local

 

Moradores do Rio de Janeiro contam com mais um serviço que pretende unificar e facilitar a emissão de diversos tipos de certidões. Por meio de uma parceria da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e do Rio Rápido - Central de Certidões do Cidadão, agora é possível que todos os moradores do Rio de Janeiro tenham acesso rápido e seguro a certidões de várias espécies, não apenas dos cartórios, em um só local. Algumas das certidões que serão emitidas pelo novo serviço são a de quitação eleitoral, da Justiça Federal e da Receita Federal.

Se trata do modelo da Anoreg-BR de Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC. A partir da inauguração oficial, na unidade do Rio Rápido no centro do Rio de Janeiro, o modelo será implantado em outras cidades e estados. O mesmo modelo já estava em fase de teste em unidades móveis do Rio Rápido na Ilha de Paquetá, em Campo Grande e no Complexo do Alemão.

"Este é um projeto grandioso das entidades envolvidas em parceria com a RARES - Rede Anoreg de Responsabiliade Social, para criação do cartório rápido em todos Estados da Federação, onde a sociedade terá acesso a informações sobre os serviços notariais e de registro, conforme discriminado na Tabela de Emolumentos de cada região", declara o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar.

Segundo a gerente do Rio Rápido, Luciane Rocha, o Rio Rápido apenas emitia certidões dos serviços notariais e de registro. "Agora iremos emitir todas as certidões de naturezas diversas, e, em um só lugar, tudo para facilitar a vida do cidadão", relata. O projeto conta com o apoio da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

"O lançamento deste serviço representa um grande avanço no atendimento ao cidadão que precisa dos serviços prestados pelos cartórios. Qualquer cidadão que resida no Rio pode ir até um dos postos do SAC solicitar a sua certidão. Outra inovação é que este serviço também poderá ser solicitado pela Internet", finaliza Bacellar.

SOBRE A ANOREG-BR

A ANOREG-BR congrega cerca de 20 mil cartórios distribuídos em todos os estados e municípios brasileiros. A classe de notários e registradores emprega hoje mais de 1 milhão de profissionais. Como objetivos do exercício de sua atividade, destacam-se a garantia de autenticidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos.

A entidade é a única no país com legitimidade, pelos poderes constituídos, para representar os titulares de serviços notariais e de registro do Brasil em qualquer instância ou tribunal, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres.


 

Fonte: Site Click News

Publicado em 14/01/2011

 

Notícias

TJSC permite que mulher retire o sobrenome do marido mesmo durante o casamento

TJSC permite que mulher retire o sobrenome do marido mesmo durante o casamento 01/03/2024 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do TJSC) Em decisão recente, a 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC garantiu que uma mulher retire o sobrenome...

Juiz reconhece impenhorabilidade de pequena propriedade rural em Goiás

GARANTIA CONSTITUCIONAL Juiz reconhece impenhorabilidade de pequena propriedade rural em Goiás 4 de março de 2024, 9h43 Na decisão, o magistrado acolheu os argumentos do produtor rural e lembrou que para que uma propriedade rural seja impenhorável basta que se comprove que ela não é maior do que os...

Como são registradas as pessoas nascidas em 29 de fevereiro?

Como são registradas as pessoas nascidas em 29 de fevereiro? 29/02/2024 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM De quatro em quatro anos, uma dúvida renasce: como são registradas as pessoas nascidas em 29 de fevereiro? A data, exclusiva dos anos bissextos, ocorre somente nos anos divisíveis por...

Mulher comprova união estável e garante direito ao benefício

Mulher comprova união estável e garante direito ao benefício 26/02/2024 - 16h49 Atualizada em 26/02/2024 - 16h51 A Unidade de Atendimento Avançado da Justiça Federal do RS em São Luiz Gonzaga (RS) garantiu o direito à pensão por morte de companheiro a uma moradora da zona rural de Santo Antônio das...